Projeto Temático - 2014

Projeto temático para 2014: “Integração – povos e raças” – Copa do Mundo


    Neste ano de 2014, temos a intenção de dar continuidade ao tema trabalhado em 2013 e continuar tecendo a teia do saber com a inserção do tema proposto para este ano.

     Assim como Freinet dizia: “A educação não é uma fórmula de escola mas sim uma obra de vida.”;  uma instituição dinâmica precisa estar conectada à vida por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é utilizar, como eixo de organização da atividade pedagógica, uma plataforma temática que orienta os vínculos que serão construídos com os conhecimentos acumulados pela humanidade. Definimos, então, anualmente um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as turmas do 1º Ano ao 9º ano, o que nos permite abordar diferentes áreas do conhecimento, partindo da realização de tarefas reais, inseridas na vida cotidiana das crianças e seus professores. Para selecionar o tema de um projeto temático, começamos a trabalhar desde o ano anterior, buscando nas  reuniões com a equipe sugestões.

   Nosso trabalho, como em todos os anos, tem por objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos dos alunos, além de torná-los autônomos, cooperativos, competentes e solidários.

   Em parceria, buscamos a constituição de cidadãos com valores e conscientes de seu papel social. Nosso projeto conta com o calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação onde estão previstas reuniões dos profissionais para a busca incessante de utilizar as aprendizagens da Escola como um instrumento de transformação, buscando a colaboração dos responsáveis no processo de reuniões previstas.

   Partindo da premissa de que a criança e o jovem vão, pouco a pouco, descobrindo, construindo e buscando novas maneiras de atuar, tentamos buscar  mais um tema, que visando a integração entre as diferentes áreas do conhecimento,  irá  se concretizar com o planejamento baseado nas propostas de nosso projeto temático.   Apesar de existir um planejamento inicial, cada professor tecerá com seu grupo de alunos um corpo diferente para o projeto temático, sempre buscando atender as necessidades das crianças e dos jovens e  visando  os interesses das turmas.

   Em 2014, elegemos a Integração como tema para o projeto anual e o batizamos de : “Integração – povos e raças” – Copa do Mundo.
    Pegando carona no projeto elaborado e desenvolvido no ano de 2013 na nossa U.E., Meu Canto no Mundo – Convivência – Deixe sua Marca,
  buscaremos trabalhar a Integração partindo, é claro, do que abordamos em 2013; ou seja, dando continuidade aos temas  que envolvem  a tolerância no mundo diverso como o atual, o convívio com a diversidade pautado no respeito mútuo, a solidariedade como algo indispensável nos dias de hoje e a valorização dos conceitos de comunidade,coletividade ampliando um pouco esta abordagem.

Todo este planejamento também estará pautado  nos objetivos propostos pelos nossos professores.


“Integração – povos e raças” – Copa do Mundo.

Levando em consideração que Integração  significa o estabelecer de formas comuns de vida, de aprendizagem e de trabalho entre pessoas deficientes e não deficientes. “A integração requer a promoção das qualidades próprias do indivíduo, sem estigmatização e sem segregação. Realizar pedagogicamente a integração significa, seja na escola ou no trabalho, que todas as crianças e adultos ( deficientes ou não ) brinquem / aprendam / trabalhem de açodo com seu próprio nível de desenvolvimento em cooperação com os outros”.( Steinemann, 1994:7) 
 Nesta nossa abordagem incluímos as palavras “povos” e “raças” no tema do nosso projeto para dar uma amplitude maior ao que estaremos buscando desenvolver com nossos alunos.
Como sabemos a palavra “povo”, na linguagem vulgar,  pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família sendo também utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena.
A palavra  “raça” é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características físicas. Na antropologia, eram utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como “raças humanas”mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio  conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política.  Raça humana é normalmente uma classificação de ordem social, onde a cor da pele, e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos.  As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e, em algumas culturas, genética.  Algumas vezes utiliza-se o termo raça para identificar um grupo cultural ou étnico-linguístico, sem quaisquer relações com um padrão biológico, e nesses casos pode-se utilizar termos como população, etnia, ou mesmo cultura.
 Sendo 2014 o ano em que a Copa do Mundo acontecerá em nosso país, um pis composto , como popularmente se fala, pela mistura das raças; e sendo a Copa um fenômeno pois trata-se do único jogo realmente global, praticado em todos os países, por todas as raças e religiões; integração, povo e raça são temas com uma gama de abordagens pedagógicas infinitas.
Todas as nossas propostas estarão buscando uma abordagem multidisciplinar entre as áreas de conhecimento e a linguagem artística, como já fazemos ao longo destes anos. Sendo assim, estimularemos ainda mais a autonomia dos alunos além de propiciar a descoberta de sua identidade dentro dos diferentes eixos do trabalho educativo.

   Como buscamos projetos que organizem e inter-relacionem os objetivos gerais e os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo de uma série procuramos que estes abranjam os eixos do trabalho educativo: identidade e autonomia.

   Os  subprojetos foram batizados para denominar um trabalho específico e único mas deverão e poderão se desdobrar ou se adaptar às necessidades manifestadas pelos alunos e atenderão ao cronograma já previsto no calendário escolar pela Secretaria Municipal de Educação e ao da nossa Unidade Escolar, conjuntamente.

     Nossos objetivos são desenvolver em nossos alunos o respeito as culturas, as formas de viver  e se relacionar, as religiões, as aparências,  as próprias limitações e a dos outros para que com esta compreensão possamos estar nos ajudando e ajudando aos outros a serem mais sérios e amorosos diante da vida.

  “Desrespeitando os fracos, enganando os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros, discriminando o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a ser sérios, justos e amorosos da vida e dos outros.” 
(Pedagogia da Indignação, 2000.)

    
        Neste ano de 2014, em cada bimestre será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor sempre levando em consideração as datas já previamente estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para eventos comuns a toda a nossa Rede Municipal.





1º bimestre -  O Mundo e suas nuances ( fevereiro, março )

Sugestões de abordagem

Casa de Alfabetização (1º ao 3º anos ) – abordar o Brasil utilizando o Globo, somente o contorno em grandes proporções chegando as divisões pelas regiões ilustradas pelo que se destaca em cada uma – Livro sugerido “ De mãos dadas – às crianças de toda parte do mundo” ( professora Tatiana )

Primário Carioca ( 4º,5º e 6º anos ) – abordar o Brasil e seu grupo de países rivais na Copa do Mundo

Ginásio Carioca ( 7º, 8º e 9º anos ) – ampliar o estudo com as peculiaridades dos outros países participantes da Copa do Mundo
                                    

2º bimestre-  Nossa terra, nossa gente  ( abril,maio, junho )

Sugestões de abordagem


Casa de Alfabetização (1º ao 3º anos )- Livro sugerido – “ Crianças como você”

Todas as turmas –Ênfase no estudo do Hino Nacional Brasileiro de forma interpretativa e ilustrativa (para as turmas de 1º ao 5º anos )- (Hino Nacional Ilustrado - Mundinho da Criança ) –sugestão na Internet



    Estudo do Hino da Independência de forma interpretativa e ilustrativa ( para as turmas de 6º ao 9º anos )

Para as turmas de 9º ano (mediante a solicitação de autorização dos responsáveis devido a classificação indicativa para 16 anos) – o filme Brava Gente




3º bimestre – As tradições ao redor do mundo ( julho,agosto, setembro )

Sugestões de abordagem

Iniciar com os costumes folclóricos, de alimentação e vestimentas do Brasil por regiões e ampliar para os outros países. Cada turma do 1º ao 5º anos poderia ficar responsável por uma região do Brasil e as turmas do 6º ao 9º anos por outros 4 países a serem votados ( sugestão: Camarões, Costa do Marfim, Argentina, Alemanha, etc )


4º bimestre – Mama África ( outubro, novembro, dezembro )


Sugestões de abordagem

Trabalhar a cultura negra, sua contribuição para o nosso Brasil, desenvolvendo trabalhos com Artes Visuais de reprodução de objetos da cultura africana que fazem parte até hoje do nosso cotidiano.


   Segue nosso calendário de atividades para o ano de 2014:

   CALENDÁRIO 2014


FEVEREIRO

( Mês da inscrição da escola na OBMEP)

(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)

(Mês para solicitação do auditório para Formatura de 9º ano)

(Mês para solicitação do ginásio para a Mostra de Dança )

( Mês para solicitação do auditório para a Olimpíada de Língua Portuguesa)

10- Planejamento

11 – Início das aulas para todos

OBSERVAÇÃO 11,12 e 13 – alunos do 1º ano estarão em fase de adaptação e acolhimento com a saída prevista para após o recreio deles . ( 9:40h )

14 – Reunião para responsáveis pelos alunos da Casa de Alfabetização com a Direção, Coordenação e Professora da turma ( sem alunos deste segmento – 2 horários de reuniões: 10h e 13h  )

20 – Reunião de Responsáveis das turmas de 4º e 5º anos – 7:30h e 13h
Os alunos destas turmas estarão atendidos pelas aulas extras

25- Reunião de Responsáveis das turmas de 6º e 7º anos – 7:30h e 13h

27- Reunião de Responsáveis das turmas de 8º e 9º anos – 7:30h e 13h

28 – Baile de Carnaval das Nações



MARÇO

( Mês provável para a avaliação diagnóstica para 1º,2º e 3º anos )

03 a 07 – Recesso de Carnaval

10 a 14 – Entrega de provas para cópia

17 a 21 – Semana de provas (a confirmar )

24 a 28 -  Semana de recuperação

28 – Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook

( eventos a serem agendados )



ABRIL

02 – COC do 6º ao 9º ano ( a confirmar )

03 – COC do 1º ao 5º ano ( a confirmar )

12 – Reunião de responsáveis ( sábado )

18 – Feriado

21 – Feriado

22- 101 anos da Escola Estácio de Sá – caso não seja ponto facultativo hastear a bandeira e cantar o hino

23 – Feriado

( eventos a serem agendados )


MAIO

(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)

01 – Feriado

11 – Dia das Mães ( domingo )

19 a 23 – Entrega de provas para cópia

26 a 30 – Semana de provas ( a confirmar )

( eventos a serem agendados )


JUNHO

( Mês provável par a 1ª fase da OBMEP )

(Mês provável da realização do salão do livro )

02 – Dia D com salada de frutas e aulão de ginástica  

02 a 06 – Semana de recuperação

06 - Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook

09 – COC 6º ao 9º ano

10 – COC 1º ao 5º ano

12 a  27 – Recesso escolar

30 – Volta às aulas

( eventos a serem agendados )


JULHO

(Mês provável de indicação de alunos para o ISMART)

05 – Reunião de responsáveis

07 a 10 – Arrecadação de prendas para a Festa Julina

14 a 18 – Arrecadação de prendas para a Festa Julina

21 a 24 – Arrecadação de gêneros

25 – Festa Julina – “Dos Povos”

( eventos a serem agendados )


AGOSTO

(Mês provável do Concurso de cartazes do Dia Mundial Sem Carro)

04 a 08 – Inscrição para a Mostra de Dança

22 – Culminância do Folclore

25 a 29 – Entrega de provas para cópia

29 – Mostra de dança ( a confirmar no ginásio já com os  )

( eventos a serem agendados )

SETEMBRO

01 a 05  - Semana de provas bimestrais ( a confirmar )

08 a 12 – Semana de recuperação paralela ( a confirmar )

12 - Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook

16 – COC do 1º ao 5º anos

17 – COC do 6º ao 9º anos

22 – Comemoração do Dia da Família – com evento conjunto com os responsáveis

( eventos a serem agendados )

OUTUBRO

01 a 14 – Professores de LE e Música ensaiando para o evento de 15 de outubro ( Dia dos Mestres) – The greatest love of all ( a confirmar )

06 a 10 – Semana do Dia da Criança

15- Dia dos Mestres – evento a ser programado baseado em 2013 (a confirmar)

22 – Feira da Cultura  - Centenário Dorival Caymmi – 6º ao 9º ano expondo - Evento a ser elaborado com a sala de leitura

24 – Feira da Cultura – Centenário Dorival Caymmi – 1º ao 5º ano expondo – Evento a ser elaborado com a sala de leitura

28 – Feriado

NOVEMBRO

(Mês provável das avaliações externas -  prova Brasil para 5º e 9º anos, prova ANA para 3º anos e prova Rio para 3º, 6º, 7º e 8º anos *ESTA ÚLTIMA SERÁ PARA MEDIÇÃO DO INDÍCE DESTE ANO )

(Mês provável da avaliação o LECCA no 3º ano )

03 a 07 – Entrega de provas para cópia

13,14,17,18 e 19 – Semana de Provas ( a confirmar )

15 – Feriado

20 – Feriado

24 a 28 – Semana de recuperação paralela

28 – Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook

( eventos a serem agendados )


DEZEMBRO

(Mês de entrega dos cadernos de férias – Casa de Alfabetização )

(Mês provável da aplicação do teste diagnóstico para 4º, 5º e 6º anos )

01 – Conselho de Classe 1º ao 5º ano ( a confirmar )

03 – Conselho de Classe 6º ao 9 º ano ( a confirmar )

04 a 17 – Segunda época ( aula, presença e provas)

17 – Pré COC com professores do 9º ano ( todos os professores que atendem estas turmas e que não estarão neste dia terão que ter deixado os resultados (tripinhas)

18 – 5º COC

19 – Resultados da 2ª época

19 – Formatura do 9º ano ( a confirmar )

20 – FÉRIAS

OBS: Após a confirmação da data da Formatura do 9º ano com o Comando da Fortaleza, teremos o calendário de 2ª época divulgado

OBS : ESTE CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES CONFORME DETERMINAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ADAPTAÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS À COORDENAÇÃO E FOI ELABORADO NA TENTATIVA DE NORTEAR E OTIMIZAR AS NOSSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.





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