Projeto temático para 2014: “Integração
– povos e raças” – Copa do Mundo
Neste ano de 2014, temos a intenção de dar
continuidade ao tema trabalhado em 2013 e continuar tecendo a teia do saber com
a inserção do tema proposto para este ano.
Assim como Freinet dizia: “A educação não é
uma fórmula de escola mas sim uma obra de vida.”; uma instituição dinâmica precisa estar
conectada à vida por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é utilizar, como
eixo de organização da atividade pedagógica, uma plataforma temática que
orienta os vínculos que serão construídos com os conhecimentos acumulados pela
humanidade. Definimos, então,
anualmente um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as
turmas do 1º Ano ao 9º ano, o que nos permite abordar diferentes áreas do
conhecimento, partindo da
realização de tarefas reais, inseridas na vida cotidiana das
crianças e seus professores. Para selecionar o tema de um projeto temático,
começamos a trabalhar desde o ano anterior, buscando nas reuniões com a equipe sugestões.
Nosso
trabalho, como em todos os anos, tem por objetivo propiciar a ampliação dos
interesses e conhecimentos dos alunos, além de torná-los autônomos,
cooperativos, competentes e solidários.
Em parceria,
buscamos a constituição de cidadãos com valores e conscientes de seu papel
social. Nosso projeto conta com o calendário oficial da Secretaria Municipal de
Educação onde estão previstas reuniões dos profissionais para a busca
incessante de utilizar as aprendizagens da Escola como um instrumento de
transformação, buscando a colaboração dos responsáveis no processo de reuniões
previstas.
Partindo
da premissa de que a criança e o jovem vão, pouco a pouco, descobrindo,
construindo e buscando novas maneiras de atuar, tentamos buscar mais um tema, que visando a integração entre
as diferentes áreas do conhecimento,
irá se concretizar com o
planejamento baseado nas propostas de nosso projeto temático. Apesar
de existir um planejamento inicial, cada professor tecerá com seu grupo de
alunos um corpo diferente para o projeto temático, sempre buscando atender as necessidades das crianças
e dos jovens e visando os interesses das turmas.
Em
2014, elegemos a Integração como tema para o projeto anual e o batizamos de
: “Integração – povos e raças” – Copa do
Mundo.
Pegando carona no projeto elaborado e
desenvolvido no ano de 2013 na nossa U.E., Meu Canto no Mundo – Convivência –
Deixe sua Marca,
buscaremos trabalhar a Integração partindo, é
claro, do que abordamos em 2013; ou seja, dando continuidade aos temas que envolvem
a tolerância no mundo diverso como o atual, o convívio com a diversidade
pautado no respeito mútuo, a solidariedade como algo indispensável nos dias de
hoje e a valorização dos conceitos de comunidade,coletividade ampliando um
pouco esta abordagem.
Todo este planejamento também estará pautado nos objetivos propostos pelos nossos professores.
“Integração – povos e raças” – Copa do Mundo.
Nesta nossa
abordagem incluímos as palavras “povos” e “raças” no tema do nosso projeto para
dar uma amplitude maior ao que estaremos buscando desenvolver com nossos alunos.
Como sabemos a palavra “povo”, na linguagem
vulgar, pode referir-se à população de
uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família sendo também utilizada
para designar uma povoação, geralmente pequena.
A palavra
“raça” é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma
espécie biológica desde suas características físicas. Na antropologia, eram
utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como “raças
humanas”mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar
populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser
utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política. Raça humana é normalmente uma classificação de
ordem social, onde a cor da pele, e origem social ganham sentidos, valores e
significados distintos. As diferenças
mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e
cranial, ancestralidade e, em algumas culturas, genética. Algumas vezes utiliza-se o termo raça para
identificar um grupo cultural ou étnico-linguístico, sem quaisquer relações com
um padrão biológico, e nesses casos pode-se utilizar termos como população,
etnia, ou mesmo cultura.
Sendo
2014 o ano em que a Copa do Mundo acontecerá em nosso país, um pis composto ,
como popularmente se fala, pela mistura das raças; e sendo a Copa um fenômeno
pois trata-se do único jogo realmente global, praticado em todos os países, por
todas as raças e religiões; integração, povo e raça são temas com uma gama de
abordagens pedagógicas infinitas.
Todas as nossas propostas estarão buscando uma
abordagem multidisciplinar entre as áreas de conhecimento e a linguagem
artística, como já fazemos ao longo destes anos. Sendo assim, estimularemos
ainda mais a autonomia dos alunos além de propiciar a descoberta de sua
identidade dentro dos diferentes eixos do trabalho educativo.
Como buscamos
projetos que organizem e inter-relacionem os objetivos gerais e os conteúdos
que serão desenvolvidos ao longo de uma série procuramos que estes abranjam os
eixos do trabalho educativo: identidade e autonomia.
Os subprojetos foram batizados para denominar um
trabalho específico e único mas deverão e poderão se desdobrar ou se adaptar às
necessidades manifestadas pelos alunos e atenderão ao cronograma já previsto no
calendário escolar pela Secretaria Municipal de Educação e ao da nossa Unidade
Escolar, conjuntamente.
Nossos objetivos são desenvolver em nossos
alunos o respeito as culturas, as formas de viver e se relacionar, as religiões, as
aparências, as próprias limitações e a
dos outros para que com esta compreensão possamos estar nos ajudando e ajudando
aos outros a serem mais sérios e amorosos diante da vida.
“Desrespeitando os
fracos, enganando os incautos, ofendendo a vida, explorando os outros,
discriminando o índio, o negro, a mulher, não estarei ajudando meus filhos a
ser sérios, justos e amorosos da vida e dos outros.”
(Pedagogia da Indignação, 2000.)
(Pedagogia da Indignação, 2000.)
Neste ano de 2014, em cada bimestre será abordado um tema principal que é
composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor sempre
levando em consideração as datas já previamente estabelecidas pela Secretaria
Municipal de Educação para eventos comuns a toda a nossa Rede Municipal.
1º
bimestre - O Mundo e suas nuances (
fevereiro, março )
Sugestões de abordagem
Casa de Alfabetização (1º ao 3º anos ) – abordar o Brasil utilizando
o Globo, somente o contorno em grandes proporções chegando as divisões pelas
regiões ilustradas pelo que se destaca em cada uma – Livro sugerido “ De mãos
dadas – às crianças de toda parte do mundo” ( professora Tatiana )
Primário Carioca ( 4º,5º e 6º anos ) – abordar o Brasil e seu
grupo de países rivais na Copa do Mundo
Ginásio Carioca ( 7º, 8º e 9º anos ) – ampliar o estudo com as
peculiaridades dos outros países participantes da Copa do Mundo
2º
bimestre- Nossa terra, nossa gente ( abril,maio, junho )
Sugestões
de abordagem
Casa
de Alfabetização (1º ao 3º anos )- Livro sugerido – “ Crianças como você”
Todas as turmas –Ênfase no estudo do Hino Nacional
Brasileiro de forma interpretativa e ilustrativa (para as turmas de 1º ao 5º
anos )- (Hino Nacional Ilustrado - Mundinho da Criança )
–sugestão na Internet
Estudo
do Hino da Independência de forma interpretativa e ilustrativa ( para as turmas
de 6º ao 9º anos )
Para
as turmas de 9º ano (mediante a solicitação de autorização dos responsáveis
devido a classificação indicativa para 16 anos) – o filme Brava Gente
3º
bimestre – As tradições ao redor do mundo ( julho,agosto, setembro )
Sugestões
de abordagem
Iniciar
com os costumes folclóricos, de alimentação e vestimentas do Brasil por regiões
e ampliar para os outros países. Cada turma do 1º ao 5º anos poderia ficar
responsável por uma região do Brasil e as turmas do 6º ao 9º anos por outros 4
países a serem votados ( sugestão: Camarões, Costa do Marfim, Argentina,
Alemanha, etc )
4º
bimestre – Mama África ( outubro, novembro, dezembro )
Sugestões
de abordagem
Trabalhar
a cultura negra, sua contribuição para o nosso Brasil, desenvolvendo trabalhos
com Artes Visuais de reprodução de objetos da cultura africana que fazem parte
até hoje do nosso cotidiano.
Segue
nosso calendário de atividades para o ano de 2014:
CALENDÁRIO 2014
FEVEREIRO
( Mês da inscrição da escola na OBMEP)
(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)
(Mês para solicitação do auditório para Formatura de
9º ano)
(Mês para solicitação do ginásio para a Mostra de
Dança )
( Mês para solicitação do auditório para a Olimpíada
de Língua Portuguesa)
10- Planejamento
11 – Início das aulas para todos
OBSERVAÇÃO 11,12 e 13 – alunos do 1º ano
estarão em fase de adaptação e acolhimento com a saída prevista para após o
recreio deles . ( 9:40h )
14 – Reunião para responsáveis pelos alunos da Casa de
Alfabetização com a Direção, Coordenação e Professora da turma ( sem alunos
deste segmento – 2 horários de reuniões: 10h e 13h )
20 – Reunião de Responsáveis das turmas de 4º e 5º
anos – 7:30h e 13h
Os alunos destas turmas estarão atendidos pelas aulas
extras
25- Reunião de Responsáveis das turmas de 6º e 7º anos
– 7:30h e 13h
27- Reunião de Responsáveis das turmas de 8º e 9º anos
– 7:30h e 13h
28 – Baile de Carnaval das Nações
MARÇO
( Mês provável para a avaliação diagnóstica para 1º,2º
e 3º anos )
03 a 07 – Recesso de Carnaval
10 a 14 – Entrega de provas para cópia
17 a 21 – Semana de provas (a confirmar )
24 a 28 -
Semana de recuperação
28 – Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à
Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook
( eventos a serem agendados )
ABRIL
02 – COC do 6º ao 9º ano ( a confirmar )
03 – COC do 1º ao 5º ano ( a confirmar )
12 – Reunião de responsáveis ( sábado )
18 – Feriado
21 – Feriado
22- 101 anos da Escola Estácio de Sá – caso não seja
ponto facultativo hastear a bandeira e cantar o hino
23 – Feriado
( eventos a serem agendados )
MAIO
(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)
01 – Feriado
11 – Dia das Mães ( domingo )
19 a 23 – Entrega de provas para cópia
26 a 30 – Semana de provas ( a confirmar )
( eventos a serem agendados )
JUNHO
( Mês provável par a 1ª fase da OBMEP )
(Mês provável da realização do salão do livro )
02 – Dia D com salada de frutas e aulão de ginástica
02 a 06 – Semana de recuperação
06 - Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à
Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook
09 – COC 6º ao 9º ano
10 – COC 1º ao 5º ano
12 a 27 –
Recesso escolar
30 – Volta às aulas
( eventos a serem agendados )
JULHO
(Mês provável de indicação de alunos para o ISMART)
05 – Reunião de responsáveis
07 a 10 – Arrecadação de prendas para a Festa Julina
14 a 18 – Arrecadação de prendas para a Festa Julina
21 a 24 – Arrecadação de gêneros
25 – Festa Julina – “Dos Povos”
( eventos a serem agendados )
AGOSTO
(Mês provável do Concurso de cartazes do Dia Mundial
Sem Carro)
04 a 08 – Inscrição para a Mostra de Dança
22 – Culminância do Folclore
25 a 29 – Entrega de provas para cópia
29 – Mostra de dança ( a confirmar no ginásio já com
os )
( eventos a serem agendados )
SETEMBRO
01 a 05 -
Semana de provas bimestrais ( a confirmar )
08 a 12 – Semana de recuperação paralela ( a confirmar
)
12 - Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à
Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook
16 – COC do 1º ao 5º anos
17 – COC do 6º ao 9º anos
22 – Comemoração do Dia da Família – com evento
conjunto com os responsáveis
( eventos a serem agendados )
OUTUBRO
01 a 14 – Professores de LE e Música ensaiando para o
evento de 15 de outubro ( Dia dos Mestres) – The greatest love of all ( a
confirmar )
06 a 10 – Semana do Dia da Criança
15- Dia dos Mestres – evento a ser programado baseado em 2013 (a confirmar)
22 – Feira da Cultura - Centenário Dorival Caymmi – 6º ao 9º ano
expondo - Evento a ser elaborado com
a sala de leitura
24 – Feira da Cultura – Centenário Dorival Caymmi – 1º
ao 5º ano expondo – Evento a ser
elaborado com a sala de leitura
28 – Feriado
NOVEMBRO
(Mês provável das avaliações externas - prova Brasil para 5º e 9º anos, prova ANA
para 3º anos e prova Rio para 3º, 6º, 7º e 8º anos *ESTA ÚLTIMA SERÁ PARA
MEDIÇÃO DO INDÍCE DESTE ANO )
(Mês provável da avaliação o LECCA no 3º ano )
03 a 07 – Entrega de provas para cópia
13,14,17,18 e 19 – Semana de Provas ( a confirmar )
15 – Feriado
20 – Feriado
24 a 28 – Semana de recuperação paralela
28 – Prazo para entrega de resultados( tripinhas ) à
Direção e para que as notas já estejam digitadas no mapão do netbook
( eventos a serem agendados )
DEZEMBRO
(Mês de entrega dos cadernos de férias – Casa de
Alfabetização )
(Mês provável da aplicação do teste diagnóstico para
4º, 5º e 6º anos )
01 – Conselho de Classe 1º ao 5º ano ( a confirmar )
03 – Conselho de Classe 6º ao 9 º ano ( a confirmar )
04 a 17 – Segunda época ( aula, presença e provas)
17 – Pré COC com professores do 9º ano ( todos os
professores que atendem estas turmas e que não estarão neste dia terão que ter
deixado os resultados (tripinhas)
18 – 5º COC
19 – Resultados da 2ª época
19 – Formatura do 9º ano ( a confirmar )
20 – FÉRIAS
OBS: Após a confirmação da data da Formatura do 9º ano
com o Comando da Fortaleza, teremos o calendário de 2ª época divulgado
OBS : ESTE CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES
CONFORME DETERMINAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ADAPTAÇÕES QUE
FOREM NECESSÁRIAS À COORDENAÇÃO E FOI ELABORADO NA TENTATIVA DE NORTEAR E
OTIMIZAR AS NOSSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.
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