PLANEJAMENTO 2015 ( passar no
data show)
“(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...).
Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”
Tema do Projeto Político
Pedagógico: Imagens e Espaço
Projeto temático para 2015: “Estácio
– 450 anos de Integração”
Neste ano de
2015, temos a intenção de dar continuidade ao tema trabalhado em 2014 e
continuar tecendo a teia do saber com a inserção do tema proposto para este
ano.
Assim como Freinet dizia: "Lutar pelo advento de uma sociedade na qual a
criança possa desenvolver-se integralmente, o mais humana e harmoniosamente
possível, criar o clima favorável ao seu desabrochar, que desejamos e
preparamos, é um dos primeiros deveres pedagógicos.”
Sendo assim continuamos acreditando que uma
instituição dinâmica precisa estar conectada à vida por meio de diferentes
iniciativas. Uma delas é utilizar, como eixo de organização da atividade
pedagógica, uma plataforma temática que orienta os vínculos que serão
construídos com os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Definimos, então, anualmente um Projeto Temático para toda a escola, alcançando as
turmas do 1º Ano ao 9º ano, o que nos permite abordar diferentes áreas do
conhecimento, partindo da
realização de tarefas reais, inseridas na vida cotidiana das
crianças e seus professores. Para selecionar o tema de um projeto temático,
começamos a trabalhar desde o ano anterior, buscando nas reuniões com a equipe
sugestões.
Nosso trabalho, como em todos os anos, tem por
objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos dos alunos, além
de torná-los autônomos, cooperativos, competentes e solidários.
Em parceria,como sempre, buscamos a
constituição de cidadãos com valores e conscientes de seu papel social. Nosso
projeto conta com o calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação onde
estão previstas reuniões dos profissionais para a busca incessante de utilizar
as aprendizagens da Escola como um instrumento de transformação, buscando a
colaboração dos responsáveis no processo de reuniões previstas e quando
necessário inserimos novas datas para que estes responsáveis possam fazer parte
ativamente da vida escolar de seus filhos seja informando, orientando e
buscando novos caminhos a seguir em conjunto, em prol do melhor para o aluno.
Partindo da premissa de que a criança e o jovem
vão, pouco a pouco, descobrindo, construindo e buscando novas maneiras de atuar,
tentamos buscar mais um tema, que visando a integração entre as diferentes
áreas do conhecimento, irá se concretizar com o planejamento baseado nas
propostas de nosso projeto temático. Apesar
de existir um planejamento inicial, cada professor tecerá com seu grupo de
alunos um corpo diferente para o projeto temático, sempre buscando atender as necessidades das
crianças e dos jovens e visando os interesses das turmas.
Em 2014, elegemos a Integração como tema
para o projeto anual e o batizamos de : “Integração – povos e raças” – Copa do Mundo.
Pegando carona
no projeto elaborado e desenvolvido no ano de 2013 na nossa U.E., Meu Canto no
Mundo – Convivência – Deixe sua Marca,
Neste ano de 2015 buscaremos trabalhar a
Integração partindo, é claro, do que abordamos em 2014; ou seja, saindo do todo
trabalhado para o específico, dando continuidade aos temas.
Todo este planejamento também estará pautado nos
objetivos propostos pelos nossos professores.
“Estácio – 450 anos de
Integração”
Integração é um substantivo feminino com origem no
latim integrare, que significa o ato ou efeito de integrar ou tornar
inteiro. Integração é também sinônimo de assimilação e reunião.
É um termo bastante frequente no âmbito da pedagogia, sendo que mesmo
nesta área, pode ser usado em contextos bem distintos. Pode remeter para a
introdução acompanhada de um aluno com deficiências ou dificuldades de
aprendizagem em uma turma. Também pode remeter para a adaptação de um aluno na sua
vida escolar. Um aluno bem integrado no contexto escolar (tanto à nível de
aprendizagem como a nível de relacionamentos com os seus colegas),
provavelmente obterá melhores resultados. Por esse motivo, a integração é um
assunto essencial, e frequentemente instituições escolares e organizações de
alunos criam atividades de integração. A integração também pode e deve ocorrer
no contexto profissional, sendo que a integração na equipe é
essencial para que seja bem sucedido na sua tarefa. É importante ser integrado
à nível da função desempenhada, mas também ser integrado na sua equipe, para
que conheça melhor os seus colegas.
Integração social
No
âmbito da sociologia, a integração social consiste no processo de
introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e
normas mais gerais. Quanto maior for a integração dentro de uma sociedade,
maior será o nível de concordância entre os seus membros e maior será a
estabilidade social na comunidade. Apesar de ser um conceito positivo, em alguns
casos, quando ocorre uma integração total, é comum haver uma lentidão em
processos dinâmicos sociais e por vezes uma inaptidão de mudar e se adaptar a
acontecimentos e fenômenos novos.
Apesar de
algumas sociedades atuais não fazerem essa distinção, é importante salientar
que existem dois tipos de integração: a normativa, que ocorre através da
incorporação das normas e valores predominantes; e a funcional, que ocorre
graças à dependência mútua entre os seus vários elementos.
Curiosidade de
nossa Cidade
Você sabia que, por causa dos Arcos da Lapa, somos hoje chamados
de carioca? Que uma rainha portuguesa nasceu no Rio de Janeiro? Que o Cais do
Valongo é um dos grandes achados arqueológicos da cidade nestes 450 anos? Que a
marchinha de carnavalesca Cidade
Maravilhosa, de André Filho, é o Hino Oficial da Cidade? Que as flechas de
São Sebastião estão representadas no brasão da Cidade?
Sendo 2015 o ano em que a nossa Cidade,
a Cidade do Rio de Janeiro estará comemorando seus 450 anos nosso projeto
temático foi pensado em passear pela história, já que estamos situados no marco
de todo este processo histórico, contemplando a parte artística e poética daqueles
que eternizaram a historia do nosso Rio de Janeiro.
Além,
disso, buscaremos integrar nossos alunos desenvolvendo um projeto elaborado
pelo nosso professor de Matemática Heitor Oliveira, apresentado para o grupo de
professores em 2014, que tem por objetivo principal a interação dos alunos das
diversas turmas através de atividades de diferentes modalidades, temas e
disciplinas curriculares. Esta interação será na forma de Olimpíadas
Escolares que terão eventos em cada bimestre
tendo um professor de uma disciplina específica responsável pelo
desenvolvimento da atividade e registro e divulgação dos resultados. Esta ação
já estará preparando e mostrando aos nossos alunos o que uma Olimpíada envolve,
já que a nossa cidade sediará um evento semelhante em 2016.
IMPORTANTE: este projeto das Olimpíadas
Escolares estará acontecendo ao longo dos quatro bimestres de forma integrativa
e interdisciplinar dentro dos subtemas.
Os nossos alunos estarão sendo
preparados para aprender a ter respeito às diferenças, o cuidado com os
menores, a cordialidade, o espírito de equipe, a reflexão e construção de
estratégias, além de dar oportunidades aos mesmos de exporem suas habilidades e
talentos.
Os alunos das turmas regulares do
fundamental I, 1º ao 5º anos, serão divididos pelos seus professores titulares
em cores, assim como os alunos do fundamental II, 6º a o 9º anos, serão divididos
pelos seus professores representantes em cores. As cores serão: amarelo, azul, vermelho
e verde. Estes estarão responsáveis por divulgar a divisão dos grupos das
turmas para o restante dos alunos da Unidade Escolar. Esta divisão deverá ser
feita de forma aleatória não devendo levar em consideração os aspectos
subjetivos de desenvolvimento do aluno. Uma vez distribuídos os alunos nos
grupos estes não poderão mudar de grupo.
A cada bimestre haverá a classificação
das equipes de cores em cada turma. Estes pontos serão somados e será divulgada
a cor que ficou em 1º, 2º e 3º lugares em cada bimestre e os componentes destes
grupos de cores poderão receber: 2 pontos, 1 ponto ou 0,5 pontos na media do
bimestre para os alunos do fundamental I, 1º ao 5º anos e, no caso dos alunos
do fundamental II, 6º ao 9º anos, os alunos receberiam estes pontos na
disciplina responsável pela atividade do bimestre.
As atividades constarão de:
no 1º bimestre - Concurso de logotipo do
evento – Direcionado e executado pela professora de Artes Visuais.
no 2º bimestre – Concurso de damas,
xadrez, queimado, corrida ou pular corda –Direcionado e executado pelos
professores da equipe de Educação Física
no 3º bimestre – Concurso de paródias –
Direcionado e executado pelos professores de Língua Portuguesa no caso do
fundamental II e pelo professor de Música em conjunto com o professor titular
da turma, no caso do fundamental I
no 4º bimestre – Quiz – Direcionado e
executado pelos professores de História, que neste caso elaborariam um formato
onde seria eleito um representante de cada cor, de cada grupo do 1º ao 9º ano
para participarem das rodadas que seriam assistidas por todos os alunos, em dia
específico.
·
(Nota para a cp – eleger um mural para a
compilação dos resultados bem como uma planilha para registro dos resultados
pelos professores responsáveis pela atividade do bimestre em conjunto com os
professores nos tempos de CE )- OBS: já existe uma sugestão de folha padrão
para o Concurso de Logotipo dada pelo professor Heitor Oliveira em seu projeto
original confirmar com a professora de AVI se será mantido .
Todas as nossas propostas estarão buscando uma
abordagem multidisciplinar entre as áreas de conhecimento e a linguagem
artística, como já fazemos ao longo destes anos. Sendo assim, estimularemos
ainda mais a autonomia dos alunos além de propiciar a descoberta de sua
identidade dentro dos diferentes eixos do trabalho educativo.
Como buscamos projetos que organizem e
inter-relacionem os objetivos gerais e os conteúdos que serão desenvolvidos ao
longo de uma série procuramos que estes abranjam os eixos do trabalho
educativo: identidade e autonomia.
Estaremos
também com uma proposta, com relação a Artes Visuais voltadas para releitura e
estudo das obras de Alceu Penna que estará fazendo seu centenário em 2015 e que
foi desenhista, ilustrador e figurinista além de um dos pioneiros dos
quadrinhos no país. Segundo Rui Castro jornalista e escritor de biografias
“(...) Se Alceu Penna não provocou uma redescoberta do Brasil com seus desenhos
– num momento de importação maciça de modelos estrangeiros-, no mínimo chamou
atenção para o valor e a beleza do produto nacional. (...)” ( sujeito a mudança
caso a professora traga outro artista para a pauta )
Em
relação a Ciências traremos as propostas de trabalho em parceria com a Nutrição
da UNIRIO envolvendo toda a Escola no processo de pesagem e medição com início
em março, 1 vez por semana além de trabalhar em específico com os 9º anos os
efeitos das práticas diárias alimentares sobre a saúde e o meio ambiente
através de oficinas em parceria com a professora de AVI. Neste processo também
seria trabalhado com todas as turmas da Unidade Escolar, em parceria com a
REAMAR, no mês de abril, palestras e aulas de campo na praia da URCA sobre o
Meio Ambiente.
Em Matemática tentaremos desenvolver com base no
projeto OBMEP NA ESCOLA, com o professor Heitor Oliveira que foi aprovado em
prova escrita, o projeto LABORATÓRIO DE PESQUISAS MATEMÁTICAS para estimular atividades
extraclasses voltadas para o desenvolvimento de habilidades matemáticas
investigativas com uso de materiais concretos, computacionais e os
disponibilizados pela OBMEP NA ESCOLA. Assim como a 11ª Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas, este projeto tem por objetivo, em aulas de contra
turno com grupos de até 15 alunos do 7º e 9º anos: estimular e promover o
estudo da Matemática dos alunos; contribuir para a melhoria da qualidade do
rendimento escolar dos alunos em matemática; identificar jovens talentos e
incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; promover a
inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A primeira fase do Ensino Fundamental
atende alunos entre 6 e 10 anos, um pouco mais, um pouco menos. Nossos alunos
aprendem observando, pensando, indagando e criticando a realidade e os
conhecimentos, sistematizando-os de forma significativa e participativa.
Em nossa prática pedagógica os alunos
trabalham individualmente, em grupos e coletivamente; aprendem a organizar-se
no tempo; a lidar com pontos de vista variados; descobrem as várias maneiras de
interpretar uma realidade ou resolver um problema e desenvolvem hábitos e gosto
pela leitura.
A segunda fase do Ensino Fundamental
atende alunos entre 11 e 14 anos, um pouco mais, um pouco menos. Nesta etapa, o
currículo é organizado por disciplinas e o trabalho pedagógico é ministrado por
professores especialistas.
O processo de aprendizagem inclui
trabalhos individuais e em grupo, visitas, estudos de campo e outras atividades
que contribuam para uma melhor formação acadêmica.
A avaliação valoriza este processo de trabalho, mas também o desempenho individual através de provas e testes.
A avaliação valoriza este processo de trabalho, mas também o desempenho individual através de provas e testes.
Investimos numa proposta que, além de
valorizar os conhecimentos, valoriza o trabalho cooperativo, a autonomia e a
criatividade.
Os subtemas
foram batizados para denominar um trabalho específico e único mas deverão e
poderão se desdobrar ou se adaptar às necessidades manifestadas pelos alunos e
atenderão ao cronograma já previsto no calendário escolar pela Secretaria
Municipal de Educação e ao da nossa Unidade Escolar, conjuntamente.
"Queremos atividades escolares vivas,
associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais
do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma
necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o
coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de
dinamismo e de proveito pedagógico".
Freinet
Neste ano de 2015, em cada bimestre será abordado um tema principal que é
composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor sempre
levando em consideração as datas já previamente estabelecidas pela Secretaria
Municipal de Educação para eventos comuns a toda a nossa Rede Municipal.
1º
bimestre – Rio de todos ( fevereiro, março, abril )
Sugestões de abordagem
Concurso
de logotipo do evento e das placas sinalizadoras da Escola – Direcionado e executado pela professora de
Artes Visuais, tendo o tema Rio 450 anos, com todas as turmas do fundamental I
e II, trabalhando dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão
acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para
culminância: semana
de 06 a 10 de abril ( verificar com a professora o melhor dia dentre estes para
a culminância)
Parceria com a Nutrição da UNIRIO envolvendo
toda a Escola no processo de pesagem e medição com início em março, 1 vez por semana
Trabalho
específico com os 9º anos os efeitos das práticas diárias alimentares sobre a
saúde e o meio ambiente através de oficinas em parceria com a professora de AVI
e com os professores de Ciências.
Em
Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra
turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes – março e abril
Parceria com a REAMAR, no mês de abril, palestras e aulas de
campo na praia da URCA sobre o Meio Ambiente. (Ciências)
Visitas ao Forte Velho para as turmas do
4º ao 9º anos e ao marco da cidade para as turmas de 1º ao 3º anos.
Visita ao Pão de Açúcar conforme
agendamento feito em Janeiro, de acordo com a confirmação que enviarão.
2º
bimestre- Brincadeira de criança (maio, junho, julho )
Sugestões
de abordagem
Concurso de damas, xadrez, queimado, corrida
ou pular corda –Direcionado e executado pelos professores da equipe de Educação
Física, com todas as turmas do fundamental I e II, trabalhando dentro do
formato proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme
explicitado anteriormente.- Data para culminância: 29 de junho a 03 de julho( verificar o
melhor dia dentre estes para culminância)
Em
Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra
turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes – maio e junho
Preparativos para a tradicional Festa
Junina Carioca – Cidade Maravilhosa de Tradições, envolvendo toda a comunidade
escolar na arrecadação de prendas e gêneros.
3º
bimestre – Era uma vez... ( agosto, setembro, outubro )
Sugestões
de abordagem
Trabalhar
com as lendas brasileiras – turmas do Fundamental I
Concurso de paródias – Tema 450 anos da
Cidade – Direcionado e executado pelos professores de Língua Portuguesa no caso
do fundamental II e pelo professor de Música em conjunto com o professor
titular da turma, no caso do fundamental I, trabalhando dentro do formato
proposto para as Olimpíadas que estarão acontecendo em nossa U.E. conforme
explicitado anteriormente.- Data para culminância: 28 de setembro a 02 de outubro (
verificar o melhor dia dentre estes com os professores)
Em
Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra
turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes - agosto e setembro
Responsabilidade
Social envolvendo todos da U.E. - Arrecadação de gêneros durante todo o mês
para trazer a responsabilidade social de todos à tona, elegendo uma turma para
a entrega do material arrecadado na instituição escolhida.
Feira
da Ciência – 1º ao 9º anos - outubro
4º bimestre -Gente que faz a diferença...
( outubro, novembro, dezembro )
Sugestões
de abordagem
Quiz – Direcionado e executado pelos
professores de História, que neste caso elaborariam um formato onde seria
eleito um representante de cada cor, de cada grupo do 1º ao 9º ano para
participarem das rodadas que seriam assistidas por todos os alunos, em dia
específico dentro do formato proposto para as Olimpíadas que estarão
acontecendo em nossa U.E. conforme explicitado anteriormente.- Data para
culminância: 02 a 06
de novembro ( verificar com os professores o melhor dia dentre estes para a
culminância) – Tema Cidade do RJ
Em Matemática – projeto OBMEP na Escola com as turmas de 7º e 9º anos em contra turno sob a orientação do professor Heitor Oliveira e André Novaes – outubro e novembro
Feira da
Ciência – Gente que faz, 450 anos de
Ciências– Cada turma se dividirá em 05 grupos e se apresentará realizando experiências em sala utilizando
banner de TNT explicativo atrás. 1º ao 5º anos se visitando e abrindo para os
pais; 6º ao 9º anos se visitando. ( sugestão: agendar visita do 7º ano à
Fundação Fiocruz se conseguirmos ônibus )
Segue nosso calendário de atividades para o
ano de 2015:
CALENDÁRIO 2015
FEVEREIRO
( Mês da inscrição da escola na OBMEP)
(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)
(Mês para solicitação do auditório para Formatura de
9º ano)
( Mês para solicitação do auditório para a Olimpíada
de Língua Portuguesa)
02 – Planejamento
03 a 06 – Semana de capacitação
06 – Entrega do planejamento bimestral para
coordenação
09 – Início das aulas com a presença do Prefeito
10 – Reunião de responsáveis para o 1º
ano – sem atendimento aos alunos neste dia – 10h
OBSERVAÇÃO 09,11,12,13 – alunos do 1º
ano estarão em fase de adaptação e acolhimento com a saída prevista para após o
recreio deles até às 11h
13 – Baile de Carnaval da Cidade
Maravilhosa
16 a 20 – Recesso de Carnaval
24 – Reunião para responsáveis pelos alunos do 2º e 3º
anos com a Direção, Coordenação e Professora da turma ( sem alunos deste
segmento – 2 horários de reuniões: 10h e 13h )
25 – Reunião para responsáveis pelos alunos do 6º e 7º
anos
26 – Reunião de Responsáveis das turmas de 4º e 5º
anos – 7:30h e 13h
Os alunos destas turmas estarão atendidos pelas aulas
extras
27 - Reunião de Responsáveis das turmas de 8º e 9º
anos – 7:30h e 13h
MARÇO
( Mês provável para a avaliação diagnóstica para 1º,2º
e 3º anos )
( Mês de trabalho com a parceria da Nutrição da UNIRIO
–pesagem e oficina a ser elaborada com os 9º anos )
( Mês de trabalho em parceria coma REAMAR – palestras
sobre o Meio Ambiente e aula de campo)
( Mês provável de início do Projeto com professor
Heitor – OBMEP na escola )
01 – Hino na entrada
10 – Hino na entrada
18 – Cento de Estudos
25 – Hino na entrada
( eventos a
serem agendados )
ABRIL
02 – Hino na entrada
03 – Feriado
06 a 10 – Entrega de provas para cópia
06 a 10 – Semana de culminância da Olimpíada-
atividade de AVI –professora escolherá um dia desta semana
10 – Hino na entrada
13 – Hino na entrada
13 a 17 – Semana de Provas ( a confirmar)
21 – Feriado
22- Aniversário da Escola e provável Ponto Facultativo
23 – Feriado
24 a 30 – Semana de Recuperação Paralela
28 – Hino na entrada
29 – prazo para a digitação das notas no mapão do
netbook e para a entrega de resultados para a Direção
( eventos a
serem agendados )
MAIO
(Mês para solicitação do auditório para OBMEP)
01 – Feriado
06 – Coc 6º AO 9º anos ( a confirmar )
07 – COC do 1º a o 5º anos ( a confirmar )
10– Dia das Mães ( domingo )
13 – Hino na entrada
15 – Entrega de planejamento bimestral para a
Coordenação
16- Reunião de Responsáveis ( sábado )
21 – Hino na entrada
26 – Dia D – dia da salada de frutas e do aulão de
ginástica
27 – Censo Escolar
29 – Hino na entrada
( eventos a
serem agendados )
JUNHO
( Mês provável par a 1ª fase da OBMEP )
(Mês provável da realização do salão do livro )
01 – Hino na entrada
04 – Feriado
08 a 12 – Arrecadação de prendas
09 – Hino na entrada
15 a 19 – Arrecadação de prendas
17 – Centro de estudos
22 a 25 – Arrecadação de gêneros
24 – Hino na entrada
26 – Festa Junina –Carioca –Tudo Junto e misturado
29 e 30 – Entrega de provas para cópia
29 e 30 – Semana de culminância da Olimpíada –
atividade de Educação Física – professores escolherão um dia desta semana
JULHO
(Mês provável de indicação de alunos para o ISMART)
01 a 03 – Entrega de provas para cópia
01 a 03 - Semana de culminância da Olimpíada –
atividade de Educação Física – professores escolherão um dia desta semana
06 a 10 – Semana de provas ( a confirmar )
10 – Hino na entrada
13 – Hino na entrada
13 a 17 – Semana de recuperação paralela
17 - prazo para a digitação das notas no mapão do
netbook e para a entrega de resultados para a Direção
21 – Hino na entrada
22 – COC 1º a o 5º anos
23 – COC 6º ao 9º anos
27 a 31 - Recesso
( eventos a serem agendados )
AGOSTO
(Mês provável do Concurso de cartazes do Dia Mundial
Sem Carro)
( Mês de início do planejamento para a formatura de 9º
ano –comissão, arrecadação, vídeo, etc. )
03- Volta às aula
04 a 31 - Arrecadação
de gêneros durante todo o mês para trazer a responsabilidade social de todos à
tona, elegendo uma turma para a entrega do material arrecadado na instituição
escolhida.
05 – Hino na entrada
07 – Entrega de planejamento bimestral para a coordenação
08 – Reunião de Responsáveis ( sábado )
09 – Dia dos Pais ( domingo )
13 – Hino na entrada
19 – Centro de estudos
21 – Hino na entrada
21 – Culminância do Folclore – turmas do Fundamental I
24 – Hino na entrada
24 a 28 – Inscrição para a Mostra de Talentos
( eventos a serem agendados )
SETEMBRO
01 – Hino na entrada
01 a 25 - Arrecadação
de gêneros durante todo o mês para trazer a responsabilidade social de todos à
tona, elegendo uma turma para a entrega do material arrecadado na instituição
escolhida.
28 a 30 – Selecionar um destes dias, uma turma da U.E.
e agendar com a instituição a entrega do que foi arrecadado.
03 – Mostra de Talentos
07 – Feriado
09 – Hino na entrada
11 – Evento da Família ( a confirmar )
14 a 18 – Entrega de provas para cópia
17 – Hino na entrada
21 a 25 – Semana de provas ( a confirmar )
25 – Hino na entrada
28 a 30 – Semana de recuperação paralela
28 a 30- Semana de culminância da Olimpíada –
atividade de Língua Portuguesa e Música – professores escolherão um dia desta
semana
28 – Hino na entrada
( eventos a serem agendados )
OUTUBRO
01 a 13 – Professores de LE e Música ensaiando para o
evento de 15 de outubro ( Dia dos Mestres) – That’s What Friends are For ( a
confirmar )
01 e 02 - Semana de recuperação paralela
01 e 02- Semana de culminância da Olimpíada –
atividade de Língua Portuguesa e Música – professores escolherão um dia desta
semana
02 - prazo para a digitação das notas no mapão do
netbook e para a entrega de resultados para a Direção
06 – Hino na entrada
08 – COC 1º ao 5º anos
09 – COC 6º ao 9º anos
12 – Feriado
14 – Hino na entrada
14 – Comemoração do Dia dos Mestres– evento a ser programado baseado em 2014 (a confirmar)
15 – Dia do Mestre ( Feriado?)
16 – Ponto facultativo ? – Entrega do planejamento
bimestral para coordenação
17 – Reunião de Responsáveis ( sábado )
21 – Centro de Estudos
22 – Hino na entrada
26 - Feira da Ciência - Gente que faz....– 6º ao 9º
ano expondo
28 – Dia do Servidor Público – Feriado
30 – Hino na entrada
30 - – Feira da Ciência – Gente que faz.....– 1º ao 5º
ano expondo
( eventos a serem agendados )
NOVEMBRO
(Mês provável das avaliações externas )
(Mês provável da avaliação o LECCA no 3º ano )
02 – Feriado
03 – Hino na entrada
03 a 06 - Semana de culminância da Olimpíada –
atividade de História – professores escolherão um dia desta semana
09 a 13 – Entrega de provas para cópia
16, 17, 18,19 e 23 – Semana de Provas ( a confirmar )
19 – Hino na entrada
20 – Feriado
24 a 27 – Semana e recuperação paralela
27- prazo para a digitação das notas no mapão do
netbook e para a entrega de resultados para a Direção
( eventos a serem agendados )
DEZEMBRO
(Mês de entrega dos cadernos de férias )
(Mês provável da aplicação do teste diagnóstico para
4º, 5º e 6º anos )
01 – Conselho de Classe 6º ao 9º ano ( a confirmar )
02 – Conselho de Classe 1º ao 5 º ano ( a confirmar )
03 a 16 – Segunda época ( aula, presença e provas)
10 a 16 – Semana de provas da 2ª época
16 – Pré COC com professores do 9º ano ( todos os
professores que atendem estas turmas e que não estarão neste dia terão que ter
deixado os resultados (tripinhas)
17 – 5º COC e resultado do 9º ano na parte da manhã
18 – Resultados da 2ª época até 12h
18 – Formatura do 9º ano ( a confirmar )
19 – FÉRIAS
OBS: Após a confirmação da data da Formatura do 9º ano
com o Comando da Fortaleza, teremos o calendário de 2ª época do 9º ano divulgado
OBS : ESTE CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES
CONFORME DETERMINAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ADAPTAÇÕES QUE
FOREM NECESSÁRIAS À COORDENAÇÃO E FOI ELABORADO NA TENTATIVA DE NORTEAR E
OTIMIZAR AS NOSSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.
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