Trabalhos do 8º ano de Ciências da professora Silvania


No oitavo ano os alunos se apropriam um pouco mais sobre o funcionamento do corpo humano. Para compreender a célula, enquanto unidade fundamental dos seres vivos, os alunos da Escola Municipal Estácio de Sá construíram modelos tridimensionais com sucatas. Antes eles aprenderam sobre a função das organelas e procuraram peças que pudessem representá-las. A criatividade e o empenho na adaptação do texto para o modelo resultou nesses trabalhos.


Professora Silvania





Parabéns aos alunos da Estácio de Sá que passaram no Colégio Pedro II

Como sempre nossos alunos fizeram Bonito nas provas de admissão para o Colégio Pedro II.
São 10 alunos que passaram nesse Exame, ficamos tristes por perdê-los, mas felizes por essa nova caminhada.

Parabéns para:
Bernardo Borge
Giovanna de Souza Coelho
Natalia Marques Raffaeli
Lavínia Vasconcelos
Giovanna Miller da Silva Souza
Mateus Felipe Ferreira Amaro
Tito Aruã Garcia Lima
João Felipe Soares de Castro
Rodrigo de Lima Gatto
João Vitor Brito Silva
Felipe Conceição
Manu 

Temos certeza que irão fazer a diferença nesse novo Colégio.

Beijos da Direção, Coordenação e professores pelo excelente desempenho que tiveram.

Parabéns para todas as mulheres no seu dia


História do Dia da Mulher


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou econômico. Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher".





"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas". frase autor anônimo


"A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem".

John LennonEvento na Escola em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher:Parabéns para todas as mulheres da Estácio de Sá que fazem a diferença














PARABÉNS CIDADE MARAVILHOSA



Já começamos  nossos projetos e nosso 1º projeto foi o  Aniversário do nossa cidade.

"Hoje comemoramos o aniversário do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa! Esta linda cidade faz parte do cartão postal do nosso país, e possui lindas praias e pontos turísticos conhecidos pelo mundo todo. A famosa praia de Copacabana, o Estádio do Maracanã, Cristo Redentor (maior cartão postal da cidade) e Pão de Açúcar são alguns deles. O estado foi cenário de revoluções históricas e econômicas, e em 2016 a cidade sediará os Jogos Olímpicos pela primeira vez na América do Sul".


1º de março ou 20 de janeiro? - Muitos ficam indecisos entre as duas datas. Por isso, inúmeras vezes se tem comemorado o aniversário do Rio de Janeiro no dia do santo padroeiro. Para afastar quaisquer dúvidas, fica aqui registrado sucintamente o episódio de fundação da cidade. Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro pretendendo aqui fundar uma colônia. Em 1564, os portugueses resolveram, enfim, organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada com o objetivo de impedir para sempre outras investidas. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou em terras cariocas no dia 28 de fevereiro com alguns navios e soldados, desembarcando na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. No dia seguinte, 1º de março de 1565, fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei menino de Portugal e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro. A lenda diz que o mordomo encarregado de cuidar da capela do santo foi atacado por índios. Invocou seu nome e imediatamente chegaram reforços. Em uma das canoas um moço louro lutou bravamente, desaparecendo depois de finda a batalha. Foi identificado como sendo o santo padroeiro que lutara em defesa de sua cidade. (texto do portal da prefeitura do Rio de Janeiro)












2013 novo ano letivo e novos desafios

Em fevereiro estamos como um novo ano letivo e mais um desafio para nós professores, alunos e responsáveis.

Sejam Bem Vindos a Escola Estácio de Sá. Faça a sua diferença.







Olimpíada de Geografia


Uma das premissas da Viagem do Conhecimento é envolver professores e escolas na realização da Olimpíada de Geografia.  Para isso, incentivamos nossos alunos nessa jornada onde mais de  200 escolas do Brasil participam. Uma delas é a nossa escola Estácio de Sá no Rio de Janeiro, que está  desde ano passado nessa edição, em 2011.
 "A Escola Estácio de Sá desde 2011, está nessa Olimpíada com a intenção de ampliar os horizontes dos participantes, fomentando a aquisição de conhecimentos sobre a realidade sócio-espacial mundial, na qual o estudante está inserido, tendo como pano de fundo a disciplina de Geografia". Palavras da professora de geografia da escola, Laura Lo Surdo.
O projeto já é parte integrante de nosso planejamento escolar, pois contribui na análise local e global, no desenvolvimento de habilidades e competências do educando. As provas são bem elaboradas e contemplam diversas linguagens (mapas, textos, gráficos, fotos) e são interdisciplinares, atualíssimas em relação a outras provas de tamanha importância no cenário nacional . 
Espero que esse projeto ajude nossos alunos no seu futuro e no seus estudo.

Nossos alunos participaram da Olimpíada de Geografia que foi em 13  Dezembro de 2013. Da primeira etapa passaram 3 alunos para segunda ETAPA  foram os seguintes alunos:

 Ryckson Prujansky Domingues
LUANA PEREIRA DE SOUZA
 FELIPE CONCEIÇÃO DA SILVA

Parabéns para nossos alunos por terem passado para segunda etapa e pelo esforço que tiveram por participar  e passar nesta etapa.


Laura Lo Surdo


Talentos e Corrida LIGHT


O projeto Talentos em Corrida foi concebido através do Instituto Correr Pela Vida em parceria com a empresa Happy Hour Marketing Promoções e eventos Ltda, cujo sócio principal é o medalhista Olímpico Fernando Róscio de Ávila (Fernandão do Volei). 
E o que é ? O projeto consta com o apoio institucional da Light. Possui a missão de difundir e incentivar a prática da corrida como instrumento de integração e desenvolvimento sócio esportivo. O objetivo a ser alcançado é a integração no contexto social, através de conceitos de cooperação e educação, para a promoção da cidadania dos participantes e sua preparação como atleta para realização de competições esportivas. O projeto se propõe a atender a todos os interessados das comunidades carentes e de outras camadas sociais, objetivando a prática do treinamento de corrida de velocidade, de meio-fundo e fundo, visando participação em competições oficiais em nível municipal, estadual e nacional.
Especificamente, tem ser por objetivo:
  • Proporcionar à comunidade, subsídios na área da Educação Física, como também em outras áreas do conhecimento afins, como a Medicina, Nutrição, Psicologia; através de atividades que objetivam a melhoria do nível do rendimento esportivo e estilo de vida;

  • Despertar a iniciativa da utilização do tempo livre para o desenvolvimento de atividades que venham a melhorar o nível de socialização comunitária, da participação nas atividades esportivas, sociais;

  • Oportunizar a descoberta de valores esportivos para o atletismo nacional, possibilitando o aperfeiçoamento desses atletas na Escola de Educação Física do Exército.

 Circuito Rio Antigo – 3º etapa – Praça XV . Ocorrida no último dia 05 de agosto, mais uma vez a equipe do projeto Talentos em Corrida Light alcançou ótimo resultados , destacando-se principalmente os atletas:
  • Jonas dos Santos – 1º lugar – Categoria até 15 anos. 
  • Gabrial Farah – 2º lugar – Categoria até 15 anos. (Estácio de Sá 1801 )
  • Caio Felipe – 3º lugar – Categoria até 15 anos. (Estácio de Sá 1701 )
  • Leonardo Pereira – 4º lugar – Categoria até 15 anos. (Estácio de Sá 1801 )
  • Vinicius de Andrade – 5º lugar – Categoria até 15 anos. (Estácio de Sá 1701)
  • Marcio Oliveira – 5º lugar – Categoria até 15 anos. (Estácio de Sá 1902)
  •  Luiz Gabriel – 2º lugar – Categoria 16 até 19 anos. (Ex- aluno da Escola)
  •  Yuri Conceição – 5º lugar – Categoria 20 até 24 anos. 
Através do esporte esses adolescentes estão conseguindo descobrir a importância do Esporte nas suas vidas.
Isso só foi possível porque nossa professora de Educação Física Ana Luiza que faz parte desse Lindo projeto junto com seu marido Prof. Cesar Couto, sempre estão  incentivando nossos alunos e alunos de outras comunidades  a participarem desse projeto após as aulas nas terças e quintas a tarde na praia do Leme.



Essa foi a Prova Rei e Rainha do Mar. Prova de 5 Km realizada nas areias de Copacabana.
Quem ganhou foi Yuri Conceição e Luiz Gabriel (ex-aluno da nossa escola).